terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RESENHA: “Animais Fantásticos & Onde Habitam”, por Newt Scamander (J. K. Rowling)

SDC11241

Título original: Fantastic Beasts and where to find them
Autor (a): Newt Scamander (J. K. Rowling)
ISBN: 8535213298
Páginas: 64
Editora: Rocco
Ano da edição: 2001

Ai, como eu AMO os livros complementares de Harry Potter! Além desse, existe “Quadribol Através dos Séculos” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”, ♥! Eu comprei os três por apenas R$19,90 em uma promoção do Submarino, no final de 2012. Os livros são curtinhos, até já tinha lido “Os Contos de Beedle, o Bardo” anteriormente – livro este que é por várias vezes citado nos últimos livros da saga de Harry Potter. É difícil dizer que uma série acabou. Então, para eu ter a sensação de que ela se estendeu um pouquinho mais, li “Quadribol Através dos Séculos” em janeiro de 2013 e deixei “Animais Fantásticos & Onde Habitam” para agora. É uma sensação ilusória, mas me fez muito bem só ler em 2014, porque eu relembrei algumas cenas da saga, senti o humor dos personagens… é uma busca pela sensação de nostalgia, que eu tanto amo!

“Animais Fantásticos & Onde Habitam”, é escrito por Newt Scamander. No livro, numa pequena biografia que existe sobre o autor, descobrimos que após se formar em Hogwarts, Scamander começou a trabalhar no Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia. Logo, nada melhor do que alguém que desde os primórdios tem interesse e trabalha na área para nos contar sobre os animais fantásticos.

O livro é composto por duas partes principais. A introdução, que aborda questões como “o que é um animal?” – sim, isso gera tanto pano para a manga como as dicotomias de Sausurre – e uma “breve história” sobre o tema. Após essa parte, existe um glossário com os animais fantásticos, no qual são expostas as características deles, como é a relação entre os bruxos e/ou trouxas e assim por diante.

As partes que eu mais gostei foi o prefácio, que é escrito nada mais, nada menos que por Alvo Dumbledore. Eu acho muito interessante essa brincadeira que existe entre o “mundo real” e o “mundo fantástico”, que pode ser vista no trecho a seguir:

“Esta edição, porém, tem um objetivo mais elevado do que a instrução da comunidade bruxa. Pela primeira vez na história da nobre editora Obscurus, um dos seus títulos será oferecido à venda para trouxas.” p. 7

Além disso, essa edição é uma duplicata da edição usada pelo o Harry, o Ron e pela Hermione. A edição contém ótimas e divertidas notas escritas à mão por eles, e eu gostei muito disso! Principalmente porque os animais fantásticos com os melhores comentários são os que ficaram na memória de todo fã, como, por exemplo, a Acromâtula, o Basilísco e o Hipogrifo.

Mais um fato é que ao comprar o livro, toda a renda obtida é revertida ao “fundo aberto em nome de Harry Potter pela Comic Relif U. K. e por J. K. Rowling. Esse fundo foi criado para ajudar crianças necessitadas ao redor do mundo”. Além de ter uma ótima leitura, é bom saber estamos contribuindo para um futuro melhor dessas crianças.

Por fim, esse é um livro que recomendo para todo o fã da saga, e como já disse, ao comprá-lo, estará contribuindo para o fundo da Comic Relif!

5 estrelas

Essa resenha compõe o 1º item do Desafio Diversidade Literária 2014:
Fantasia

diversidade[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário